Ideias


Tem umas coisas que me paralisam. Me deixam voar, longe pensando e pensando e pensando. Hoje ao voltar pra casa, tinha um carro de lixo na frente do meu carro. E a rua é ocupada dos dois lados, de forma que ou eu ficava esperando o carro concluir seu trabalho ou eu continuava fazendo isso mesmo. Não tinha como escapar. Aí eu fiquei lá 10 minutos esperando ele recolher o lixo da rua inteira.


Junto com os garis, estavam uns 5 catadores de lixo. Era praticamente uma multidão ao redor do carro e o movimento deles, curioso. Tanto que preferi não buzinar, não dar sinal de luz, ficar ali mesmo, me permitindo ao curioso.


Os garotos, magrelas, não tão novos, abriam todos os sacos de lixo dos prédios. E deles tiravam o que querim. Garrafas pet, plástico. Pelo visto não interessava papelão e papel. O que sobrava, eles deixavam ali onde caisse, seja no chão da rua, da calçados ou dentro do próprio caminhão. A rua virou uma sequência de entulhos jogados para todos os lados. O carro que deveria limpar, permitia uma sujeira maior ainda.


Aí voltei nas minhas idéias sobre o lixo. Eu separo o lixo reciclável do não-reciclável faz um tempo. Tenho duas lixeiras na cozinha e isso é sufiente para fazer toda a separação. Já fiz manifesto sobre isso e tudo rsrs


Em Fortaleza não havia coleta seletiva no condomínio e no prédio aqui em Maceió também não há. Aí eu sempre fiquei horas pensando como fazer para facilitar o trabalho dos catadores. Pra eles identificarem rápido o saco de lixo que é reciclável e o que não é.


Pensei em várias coisas nada a ver: escrever na sacola, carimbar a sacola, colocar um adesivo na sacola. Ridículo. No final, funcionava quando a gente ia lá e entregava na mão deles. Dava pra ganhar até sorriso.


No final das contas, são eles os responsáveis pelo nosso "avanço" na reciclagem. Sabiam que o Brasil, mesmo quando compara com os países desenvolvidos, é um dos que mais recicla? A custa de quem? Dos governantes é que não é.


Ai hoje, olhando o curioso carro de lixo, constatei o óbvio. Se no supermercado vende saco de lixo preto, azul e transparente, porque não criar uma cor de saco com o símbolo da reciclagem para ser vendido a pessoa conscientes que queiram separar o lixo? Por exemplo, um saco de lixo na cor vermelha, com aquele simbolozinho na frente e atrás. Será que funcionaria? Alguém é dono de uma fábrica de plástico?


Outra idéia: se eu trabalhasse em supermercado também daria essa sugestão. De um lado da sacola de compras, o supermercado abriria mão de uma logomarca e colocaria LIXO RECICLÁVEL e o simbolozinho. Porque todo mundo usa a sacolinha do supermercado nas lixeiras de casa.

Comentários

  1. Amiga...vc pode abrir uma fabrica de plasticos..mas os ambientalistas diriam que plástico demora zilhoes de ano pra se decompor e iam te criticar....de qualquer forma eu tenho orgulho de vc... rsrsrs

    Germana

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Eles são chatos mesmo. Por isso que detesto tudo em demasia...
    Se nos dias de hoje pudessemos separar o que se recicla já seria um passo. Enfim, a velha máxima: a grande busca é pelas médias.
    beijo :*

    ResponderExcluir
  3. na minha casa já se recicla o lixo há uns 10 anos. e acho que não precisaria criar um saco de lixo para este fim. basta que as pessoas de boa vontade lavem o material reciclado (sim, lavar) para não apodrecer e guardem em casa. quando tiver juntado material suficiente, é só deixar com o porteiro do seu prédio que uma hora o catador vai passar. ah, existem ainda associações de catadores de lixo. vc pode combinar com eles a passagem pelo seu prédio em determinados dias da semana, mas nunca vi um síndico propor isso aos condôminos. sim, é mais simples do que se imagina. basta as pessoas quererem agir! assim como vc faz, procurando alternativas para solucionar a não-coleta seletiva do lixo. além de sermos considerados pessoas conscientes, estamos estimulando o emprego indireto, otimizando o trabalho dessas pessoas e proporcionando condições de higiene mais propícias ao se manipular o lixo. espero ter contribuído com minha experiência e opinião.

    ResponderExcluir
  4. corrigindo: na minha casa já se separa o lixo há uns dez anos...

    ResponderExcluir
  5. Quem é mesmo você? É tão ruim quando um anônimo é realmente anônimo...

    ResponderExcluir
  6. Em Fortaleza existem associações que efetuam o recolhimento de material reciclado nos edifícios e residências. Outro dia vi uma telefone, vou anotar e postar aqui em breve ;) Essa questão do lixo reciclável é algo que sempre me consome, tenho sentido uma enorme culpa e não contribuir com os avanços. O máximo que faço é juntar papéis duas vezes por ano e jogar naqueles grandes lixeiros do pão de açúcar. Vale a pena refletir melhor sobre isso e o post acima só reforça isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas