O que a solidão tem me ensinado


Às vezes eu me sentia só, mas de fato eu nunca estive sozinha. Era só a sensação. Até porque é algo que 10 em 10 pessoas nos dias de hoje sente alguma vez. Mas se sentir só é bem diferente de estar sozinha. To falando de acordar sozinho, tomar café sozinho, ir trabalhar sozinho. Sair do trabalho e continuar o resto do dia também sozinha: jantar, academia, tv, cama. Dia após dia, a mesma coisa.

Bem, sem mais descrições (pra não parecer dramática ou melancólica), tenho aprendido muitas coisas:


Por exemplo, que o trabalho é energizante, revigora a alma, preenche a vida. E também, que o trabalho não é tudo.


Aprendi que estar sozinha tem suas vantagens. E que estar sozinha tem muitas desvantagens.


Descobri que de fato, só eu sou capaz de me pôr feliz ou triste. A decisão é sempre minha. Não dá pra ser dependente emocional de ninguém em específico (homem, amigo, irmão, pai ou mãe).


Aprendi a gargalhar sozinha. A calar meu próprio choro, acalentar a minha própria alma e achar colo entre meus lençóis e edredon. Conclui que sou muito mais forte e grande do que eu sempre imaginei.

Aprendi a enumerar com segurança, sem titubear, tudo aquilo que me dá prazer. Coisas muito simples fazem toda a diferença: um banho quente e demorado com sabonete de canela, meu roupão felpudo e sequinho, meu quarto geladinho e minha cama, quente, por exemplo.


Enxerguei com total clareza que Deus existe e realmente te ajuda quando você precisa de força.


Conclui que é importante saber cozinhar. Comer fora de casa por vezes é triste, melancólico e caro. Vejo também que não sou capaz de ser dona de casa, essas coisas. Não tenho MESMO vocação. Preciso de alguém pra fazer isso pra mim.


Reconheço que apesar de detestar bagunça, eu realmente sou muito bagunceira. E defendo que todas as pessoas espaçosas merecem ter seu espaço para serem felizes.


...

Comentários

  1. Adoro as quebras de paralelismo semântico rsrsrs. Lembrei do tio Myrson.

    ResponderExcluir
  2. gata, muita identificação com o texto. também tô morando sozinha em uma outra cidade (bem mais longe) e tem sido um período bem difícil. mas a gente aprende né? bjos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas