Pão com ovo


Organização das prateleiras por categoria de produto.


Adoro a periferia. Acho múltipla, bagunçada, dinâmica e ... espontânea. Inventiva. Tudo tem um quê de criativo. Sem falar que a periferia será sempre colorida e sorridente, acessível.

Todo dia pra ir trabalhar, atravesso a cidade de Maceió. Moro na área nobre, perto da praia, onde tudo é polidinho. Ao percorrer meus 14km diários, atravesso de tudo, inclusive o bairro onde tem o lixão recém desativado da cidade. Uma montanha de lixo cercada de urubus por todos os lados. Quando falo montanha, não é montinho. É como se fosse uma serra, grande e alta mesmo, só que de lixo.

A primeira vez que vi, babei de espanto. Parei o carro de tanta aflição. Não podia ser verdade! Mas era. E hoje, os urubus já fazem parte da paisagem pra mim, normal.


Normal também ficaram as mansões loucas nuns condomínios totalmente herméticos que rodeiam os vales formados pelos Tabuleiros (relevo formado por grande volume de terra, etc etc, aquelas coisas dos livros de geografia). Casas estonteantemente grandes, luxuosas e exageradas. Dignas de Casa da Dinda (aquela, do Impeachment), o que me faz concluir que o Collor já tinha todo um aparato de referências antes de construir o seu castelinho no sense.


Bem, no caminho, encontro todo tipo de coisas interessantes que existem nas periferias. As mais animada delas, são as padarias de bairro. Eu vivia paquerando com uma. Passava todo dia em frente, morrendo de fome por não ter tido coragem de fazer nada antes de sair, e pensava que ali, no balcão daquela padaria, haveria um pão carioquinha (quentinho) com ovo, que eu tanto amo.


Pois bem, um dia criei a coragem curiosa de parar o carro e descer pra ver qual é. O lugar era exatamente o que eu imaginava nos meus delírios por um café da manhã. Espaço meio bagunçado, aparentemente sujo, porém não sujo. Com pessoas simpáticas atendendo, que me olhariam com estranhamento ou entrar lá, afinal, essas pessoas conhecem todo mundo que aparece por ali todo dia. Além de que eu vou trabalhar toda fru-fru, polidinha e jeitosinha.


O pão com ovo era bem melhor que em todos os meus sonhos: salgadinho, pão quente, crocante, ovo com gosto da frigideira de casa. R$1,00+R$0,60 do café. No primeiro dia, saiu tudo por 1 real mesmo porque a menina do caixa não tinha troco para os R$10.

Agora, já não me olham com estranhamento. Eu sou de casa. O próximo passo é fazer amizade. Já recebo sorriso quando entro e um "tudo bom?" cheio de energia pra começar o dia.

Comentários

  1. Quem dera certas mazelas, como o lixo, fosse um problema exclusivamente de brasileiro.

    Veja por exemplo o

    Italy to discover: a country WASTED by politic corruption

    http://www.youtube.com/watch?v=UgZfB7-bHgk&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir
  2. Que louco!

    Valeu pelo link. Na próxima vez, assina :)

    ResponderExcluir
  3. Loucura,né garota?
    Sou eu de novo. O mesmo que nao gostou do CAFA NAO SEI DAS QUANTAS.
    Bye

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas