Idéias conservadoras ou uma busca pela gentileza




Outro dia um amigo me contando a sua história de amor me trouxe denovo a vontade de escrever.

Ele apaixonado por uma garota, viajou alguns quilômetros para encontrar a menina. Quis fazer uma surpresa e no final, ela, que parecia e demonstrou estar no mesmo envolvimento que ele, não deu muita atenção ao visitante: não chamou pra sair, não acompanhou, não hospedou. Ele não se apaixonou a toa. Existia todo um contexto.

E aí surgem os meus questionamentos. As possibilidades pra ela fazer isso, pra mim são:

Ela não sabe amar ninguém, é menina-boba, dessas que só sabe viver o joguinho da conquista. Quando perceber que "tá na mão", tiram o time de campo sem a menor sensibilidade.

Ou ela gosta de fingir pras pessoas que sente o que não sente pra ter todas as opções sempre disponíveis.

Ou ela, no intervalo de 24h que eles ficaram sem se falar, conseguiu "outro rapaz" que parecia mais interessante.

Qualquer dessas alternativas são injustificáveis para a desatenção com o meu amigo. Principalmente quando se considera que o cara pegou o avião, saiu da sua casa, preparou uma supresa para encontrá-la, tudo isso em consideração unicamente a ela. Basta substituírmos a situação e pensarmos que eles eram amigos ou irmãos ou primos, e lembrar as convenções básicas de anfitrião e visita. Ninguém deixa ninguém desamparado assim, só porque resolveu não estar mais afim.

E não adianta me trazer a idéia de que "ah, mas ele foi porque quis". A idéia é "ele foi para encontrá-la".

Ao contrário do que deveria ser, as convenções modernas dos relacionamentos são bem egoístas e mal educadas. Seguem o princípio de "qualquer gentileza que eu faça, eu vou me comprometer e posso me envolver". Como se se comprometer fosse um crime, como se se envolver fosse um pecado, como se o outro fosse, desde o princípio, um grande culpado dos problemas que nem existem ainda. É como se estívessemos enlatado as nossas relações amorosas em formatos pré-determinados pelo que nem sabemos ao certo o quê. E nessa brincadeira as pessoas são cada vez mais mal educadas, deselegantes e tudo o mais.

Fui pensar melhor e avaliar: não é esquisito você passar a noite com alguém e no outro dia não receber sequer uma ligação de "tudo bem"? Esquisito estar com alguém num dia e no outro fingir que não aconteceu nada, como se fosse num mundo paralelo? Não é esquisito você sair com uma pessoa e ela não te atender quando você ligar? Não é esquisito acabar qualquer tipo de relacionamento e nunca mais falar com a pessoa? Não é esquisito as relações furtivas de uma noite que nos acostumamos a ter com pessoas desconhecidas?

Bem, deve ser esquisito mesmo. Ou não. Acho que to ficando é velha.

Comentários

Postagens mais visitadas