O que a Amelie pode significar
O que me fez gostar de cara do Fabuloso Destino de Amelie Poulain, desde os primórdios, foi a característica "filme de menina" que ele tem. Em específico, a música e a fotografia. Dá vontade de colocar o filme inteiro em quadros. Ou ouvir a música do filme num CD até cansar - isso eu já fiz.
Gosto da idéia da Amelie ter sido concebida no dia que nasci, 3 de setembro de 1983. Gosto quando ela coloca as frutinhas uma em cada dedo e sai abocanhando cada uma. Gosto do dia que o peixe tenta se suicidar. E quando ele ganha a liberdade. Gosto de quando ela é criança e desliga a TV na hora do jogo do vizinho mau. Gosto das fotografias de nuvens, do amigo imaginário e das cenas da mãe arrumando a bolsa e o pai arrumando a caixa de ferramentas.
Gosto quando ela cresce e passa a gostar de colocar a mão no balde de cereal e joga pedra no lago. Gosto da caixinha descoberta no momento da notícia do acidente da Lady Di. Gosto da vulnerabilidade do homem de ossos de vidro e todas as metáforas que traz; gosto dos animais do quarto dela conversando; adoro a idéia do duende (!!!!).
Gosto de todo o vermelho e verde do filme.
Eu já vi o filme bastantes vezes. Não sei apontar quantas. Já presenteei a algumas pessoas. Poucas. Todos os presentes foram medidos e calculados. Jamais presentei a Amelie a quem eu achasse que não merecia recebê-la. Ou a alguém que não fosse de alguma forma - futura, passada ou presente - importante pra mim.
O Amelie é feminino, é doce, é engraçado de forma inteligente, sem ser idiota.
Principalmente, é uma grande poesia que fala de alguém que não se percebe bem, que não sabe quão bonita, interessante é. Uma menina que não sabe amar e que vai interferindo na vida das pessoas; brincando de colocar amor na vida delas. Chega um tempo que ela percebe que não adianta promover o amor nos outros e não saber amar.
Seja lá porque seja, o filme só tem o seu final feliz quando Amelie aprende a amar.
É isso que é: aprender a amar...
falando em amelie, olha essa cantora, tenho certea que vc vai gostar: http://www.youtube.com/watch?v=zdgbNLlLZaQ&feature=related
ResponderExcluirBjo, doida
Maravilhoso ! Adoro a sensibilidade que você tem para interpretar tudo. Já te falei que deverias escrever um livro de crônicas.
ResponderExcluirAmei.
E amei o filme também.
Beijos
Ana Patricia