Final da fila


Era muito tênue a linha entre a antipatia e a simpatia para sempre.

Eu estava na fila, uma fila inexistente, no caixa de uma lan house aguardando o recibo. Tensa, a beira de um ataque de nervos, resolvendo um problema  de trabalho complexo. Ela chega espaçosa e mal educada:

- Aqui num tem fila preferencial, não? Preferencia pra idoso?
A outra cliente, grávida de uns 15 meses, olha pra ela em resposta, de uma forma assim muito pouco doce...
- Do Estatuto do Idoso, que tem que ser respeitado... - completou ela mais baixinho, desconfiada da bobagem dita sem espera.

Eu observei estática. Confesso que subiu uma raiva. Nem fila existia, a moça super-grávida sendo atendida e eu esperando o mísero recibo, não poderia ela, no auge da sua extensa idade, ter aprendido a ser educada?

Mas respirei fundo. E ainda falei:

- Mas nem tem fila... a senhora é a próxima - e soltei um sorriso enorme, pra desarmar a moçoila septagenária.

Dez segundos de silêncio. Ela começa a apontar o pen drive pra moça do Caixa, apressando a coitada que estava entre o troco, o recibo, a nota fiscal eletrônica, o sistema, a impressora, as perguntas da super-grávida e o pen drive.

Resolvi agir, então. Em solidariedade a moça do Caixa ou a mim mesma, que precisava de afago, antes de ir ao octódromo matar o leão do problema de trabalho.

Optei pela linha da "simpatia para sempre":

- Bonita e jovem assim, nem parece idosa mesmo...

E ela se derreteu toda e deu uma gargalhada e se exibiu. E quebrou o silêncio, esqueceu o pen drive, a fila. E falou e falou e contou umas três ou quatro história de filas e desrespeito aos idosos. Era doutora em Enfermagem, tinha feito num sei quantos partos,... era do interior... E me elogiou, me beijou a mão, depois abraçou.

Me despedi depois que a moça terminou de atender a grávida, emitiu a minha nota fiscal e recibo, pegou o pen drive dela e já estava tranquila, esperando ela parar de falar pra, quando quisesse, ser atendida.

Ela acabou ficando pro final da fila. Uma fila feliz. E nós, desobedecemos o Estatuto do Idoso.

Comentários

  1. ai, que fofinho, binha! =D
    pra vc ver como a gnt tem, sim, opção de ser melhor ou pior todos os dias. delícia que tu escolheu o melhor.
    eu já passei por uma situação mais ou menos assim e escolhi não o pior, mas a indiferença. acabei de aprender uma linda lição ^^ brigada! =*

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo q não passava por aqui!
    Adoro senhorinhas que fazem partos... são tão mais espertas que muitos desses obsTRETAS perdidos por aí... rsrsr

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas