Torta de chocolate


Hoje foi um daqueles dias que eu, por pouco, chegaria em casa reclamando da vida e do mundo. Porque parece que tudo resolveu acontecer ao mesmo tempo, como que pra testar a minha elasticidade, possibilidades, limites.

Sai do trabalho pensando nas coisas que seriam capazes de me tirar imediatamente do estado de estresse intenso e apatia.

Primeira coisa: a pequena Maria Tereza. Mas ela não estava por perto.
Algumas pessoas que tem o poder de transformar o meu humor. Nenhuma por perto também.
Uma música bem boa, animada. Mas acho que não seria suficiente.
Uma torta de chocolate bem gorda. Essa era fácil, resolvi começar por ela.

Parei numa confeitaria, pedi a suculenta, e esperei que ela fizesse o efeito mágico de mudar tudo o que estava sob as minhas costas e sob a minha mente.

Olhei ao redor. Uma turma de universitários comentava "como eu queria ir pra Maceió! É lá que tem Jericoacoara, né?". Um casal num papo caloroso e apaixonado e uma mesa de peruas loucas, que exibiam suas bolsas de marca e falavam besteira sobre quantas calorias tinham na torta que pediram.

Eu me sentia agredida em olhar ao redor. Só eu tinha passado pelo caos por não ter ônibus nenhum nas ruas na cidade? Só eu tinha vivido um dia tenso, cheio de pressão, tomada de decisão e problema pra resolver?

Resolvi puxar assunto com a garçonete, ela seria a mais capaz de me entender ali:

- Vocês vieram trabalhar como?
- De alternativo - falou ela espantada com a pergunta.
- Fechou os olhos, tomou coragem e veio, foi?
- É, com a proteção de Deus. Mas a maioria do pessoal não conseguiu chegar...
- E vai embora como?

Olhou pra baixo e disse:
- Deus vai dar o jeito Dele mais tarde.
- Vai sim. Ele vai dar.

Paguei a conta, sai rápido. Uma vontade imensa de chorar. Não me contive.

Com quem mais ela poderia contar senão com Ele? Meu sentimento por cada pessoa que viveu essa greve hoje e vai continuar nela até a próxima semana, é de total admiração.

Deus...
Deus...

Fiquei pensando naqueles que não acreditam Nele. Aqueles que estudaram a Idade Média, o Renascimento, etcetcetc, que falam das Igrejas, enfim.

Desculpa aí, ô, ateu!, você provavelmente nunca saiu de casa pra trabalhar sem saber como voltar; nunca perdeu alguém que amava muito nem teve que viver com alguém com câncer em casa. Você não sabe é nada das coisas.

Tem mesmo que estudar bastante pra amparar as suas des-crenças porque a vida não te proporcionou ainda, de verdade, a necessidade de Deus. Quando ela o fizer, você vai entender porque tem gente que sai de casa de madrugada pra trabalhar, na chuva, e nem sabe como vai fazer o trajeto de volta. E vai entender um monte de outras coisas também.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas