Relacionamentos artificiais

Ouvi uma amiga dizer que leva relacionamentos virtuais com tranqüilidade. Entenda, isso não é que ela se relacione com um cara por vez. Agora com whatsapp, ela tem três, quatro relacionamentos virtuais ao mesmo tempo. Ela fala de forma tranquila da desimportância que todos eles tem na sua vida. E está certa de que eles também não se importam com ela.

E eu percebi que sou mesmo analógica. Eu acho até esquisito ouvir "relacionamento virtuais", dirá entender de que serve ou como funciona um relacionamento em que se finge dar importância a alguém que não tem importância, acreditando que você também não é importante. Tira-se o que de proveito disso?

Segundo ela, massageia o ego, diverte. Enfim, entretém. E entretém nos momentos mais inusitados.

Ela tenta me explicar que o que se diz num chat não tem o peso que tem na vida real. Duas horas conversando significa apenas que os dois estão sem ter nada pra fazer e que podem ser companhia um pro outro.

Fiquei a me perguntar se tenho tido relacionamentos assim sem nem ter consciência disso. Percebi que dou importância a todas as pessoas com quem me relaciono virtualmente. Mas desconfio ou temo que a recíproca não seja verdadeira. Talvez eu esteja infringindo um código de conduta que nem sabia que existia.

E infringir códigos de conduta nunca é bacana.

As palavras virtuais viram palavras banais, nada que é dito tem peso algum. Cada um só contribui com a solidão do outro. E continua todo mundo cada vez mais sozinho na vida real.

Comentários

Postagens mais visitadas