Oportunidade de servir

Tudo o que eu mais queria era que esse resultado saísse logo. Quanto menos o tempo de espera, menor a aflição. Perguntei:
- Em quanto tempo sai o resultado? Eu precisava muito dele logo.
- O médico documentou a urgência?
- Não, mas se você puder pedir ...
- Só pedimos urgência quando há solicitação do médico.
- Certo. Mas você tem como me ajudar, registrando ai? Veja meu histórico, sou paciente de risco...
- Apenas com solicitação médica..
- ok

Enquanto ela me tratava com desdém, eu pensava: como mexer com a inércia insensível dessa mulher? Como fazê-la enxergar além dos procedimentos burocráticos que ela opera? Saberia ela de que servia o exame? Saberia ela minimamente o que sente uma pessoa que está ali no guichê, carregando lâminas com determinadas células a serem analisadas? Provavelmente ela não sabia. E eu queria tocá-la de alguma forma. Ensaiei em pensamento: "Você ja precisou fazer um exame desses em algum momento? Que bom que não! Mas se já tivesse precisado, entenderia minha aflição". Mas eu pareceria grosseira e essa não era a ideia.

E Deus achou a forma. Fez ela errar num dos seus "procedimento burocrático", a ponto que eu, a paciente-qualquer, pude ajudá-la a solucionar o problema. E ela me olhou com os olhos pela primeira vez. E ela me enxergou. E agradeceu. E na hora da despedida disse:

- Liga antes pra saber se ficou pronto, que sempre que dá, a gente adianta os resultados.

Nada como ter a oportunidade de servir para ser enxergado.

Comentários

Postagens mais visitadas