A energia dele

- A minha mãe é fraca, sabe? Ela chora o tempo todo e chora na frente dele também.

E antes que eu perguntasse:
- Eu sei muito bem qual o meu papel dentro de casa. Meu pai tem dito coisas muito fortes de ouvir... Coisas até difíceis de pronunciar... Como por exemplo, que não  quer mais viver...

Ele contava sobre o maior desafio que já havia passado nos seus 22 anos, com tranquilidade. Eu provavelmente me segurava pra não desmoronar em lágrimas. Ouvia atentamente e tentava me concentrar na energia dele, que não era de vítima nem era pessimista. Era de quem tinha força e estava seguro de que tinha que ter.
 
O pai tinha diabetes e estava perdendo completamente a visão. Ja não enxergava de um olho e tinha 10% de visão no outro. O pai não sabia como seguir a vida e a família também não. Mas ele sabia o papel que tinha.

Novamente me concentrei na energia do moço, que era bastante otimista. Não sei de onde tirava segurança, ânimo, firmeza no olhar e em cada palavra. Era só um menino de 22 anos - era o que eu pensava! Ele provavelmente sabia. Mas isso não importa.

Comentários

Postagens mais visitadas