O botijão e as fraldas geriátricas

Certa vez desci na portaria e perguntei a ele se conhecia alguém que quisesse um Botijão de gás que eu tinha parado em casa, ocupando espaço, ainda do antigo apartamento. Ele me olhou assustado e disse:
- Dona Fábia, não pode ser! Estava pensando aqui onde eu ia achar um botijão pra levar na venda de cachorro quente que to colocando com minha esposa. A senhora me vende o seu?
- É seu! Passe lá pra buscar que esse é seu!

Outro dia parei o carro no portão esperando ele abrir pra eu ir trabalhar. Ele saiu da portaria em direção a janela do meu carro e disse:
- Se a senhora puder me trazer um pacote de fraldas geriátricas... Meu pai fez uma cirurgia e as fraldas que tem lá só dão até hoje.
- Claro! Quanto custa a fralda? Posso deixar o dinheiro e o senhor compra?
Ele respondeu envergonhado que sim. Que eu deixasse com o zelador que ele compraria.

Saí pra trabalhar pensando em não esquecer. Outro dia havia lido um texto que falava que "o mal estava no esquecimento" e concordei com o texto.
Na hora do almoço, não esqueci. Pensei e repensei e resolvi sair a busca das fraldas. Não entendo de fraldas, mas consegui ajuda rapidamente quando disse que era pra uma doação.

Descobri que havia tamanho: por peso e medida da cintura. Liguei pra pedir ajuda a ele:
- Que tamanho seu pai usa?

Descobri que realmente um pacote de fraldas geriátricas custa caro.

Vi nobreza em seu pedido envergonhado. Me senti especial por ser escolhida pra ajudar. Vi que podia mudar meu humor ajudando alguém que me pedia ajuda. Vi que dá sim pra se doar um pouco mais e entrar na realidade do outro.

Imaginei quantos anos o pai dele tinha. Quantos teria a mais de vida. Qual teria sido a cirurgia? E seria esse o motivo dos "bom dias" do Seu Marcelo andarem tão cabisbaixos? Por uns minutos estive na realidade dele e sair da minha e estar na dele pareceu ser o grande propósito do meu dia.

Dar o dinheiro como eu faria me pareceu gratuito, impessoal, agressivo.

Um dia, ele ajudou me levando o botijão de gás que ocupava espaço. Nesse dia, ajudou me escolhendo. E mostrando que posso ajudar.

E como sempre, de onde eu menos espero, vem a ajuda que preciso pra enxergar o que de fato importa.

Comentários

Postagens mais visitadas