Um texto prático
Há pessoas que nao valem a pena. E voce tem que saber reconhecer isso para se dar bem na vida.
Pessoas nocivas, tóxicas.
Sim, é isso mesmo: o mal existe. Há mulheres que destroem casamentos estáveis e não é por amor. Apenas por destruir mesmo. Há pessoas que roubam pertences de pessoas. Há pessoas doentes emocionais que manipulam outras. Há homens que são gays, tem amante homem, e tem esposa e filhos e os apresenta por aí como dádivas de Deus. Há os psicopatas e não é difícil reconhecê-los. Há os homens que traem suas namoradas, esposas, etc sem consentimento delas. Que mantém relacionamentos chatos por comodidade. Há os fracos, que só são fracos mesmo e por isso vivem a pensar em si próprio e machucar quem tá ao redor. Há também os fracos, que vivem a errar e pedir desculpas no dia seguinte. Há amigos que roubam amigos. Que enganam amigos. Há pessoas "muito evangélicas" (inventaram isso!) que falam mal, causam intriga e praticam a inveja. Há homens casados que cortejam mulheres solteiras descaradamente. Há colegas de trabalho que invejam e prejudicam. Há coisa muito muito pior, mas só dei exemplos corriqueiros. Em geral, todas essas pessoas são bonitas, simpáticas, educadas, arrumadinhas, gente boa, bem vestidas e tem boas fotos e frases de efeito nas redes sociais.
Seu insucesso não é feito apenas da sua atitude em relação as pessoas com quem você de relaciona como dizem muitos bestseller de auto ajuda - com todo respeito a esses publicações. A tal da auto-responsabilidade ou protagonismo não é de todo verdadeira. É um conceito interessante para os alienados do tempo e do espaço, os mimados, os que acham que o mundo gira em torno deles. Mas pra quem tem noções básicas de auto conhecimento, pode esquecê-la, sob pena de atribuir todo o problema do mundo a si, e pirar nessa nóia.
A culpa das coisas não está toda em você. A culpa das coisas que você viveu pode ser apenas fruto da interferência das pessoas nocivas com quem você se relacionou. Elas te fazem perder tempo, energia, foco. E sim, você pode se fortalecer, entender melhor o que quer e direcionar suas relações. Você pode aprender como e com quem se relacionar. Isso costuma vim com o tempo, infelizmente, vem depois de você aprender com os erros.
Não há tempo para ter milhões de amigos. Então tenha os melhores. Não há tempo de se dedicar a todos. Então escolha a quem se dedicar e dedique-se em escolher certo.
Você precisa de um foco para saber com quem se relacionar e como tirar proveito dessas relações pra se engrandecer. E saber quem você é também, do que gosta e do que nao gosta e aprender a dizer "não", fechar a cara e gerar restrições.
Sob pena de estar aberto a todos, se ferir e se permitir ser vítima de um tanto de mazelas que tomam o mundo.
Comentários
Postar um comentário