Elogiar

Domingo fui tomar um sorvete e, na saída da sorveteria, o garçom do restaurante ao lado, me aborda pra perguntar se meu cabelo é loiro de verdade. E elogiou, disse que era lindo.
Agradeci encabulada e saí querendo um espelho pra entender o que havia em meu cabelo que chamasse sua atenção. Eu voltava da praia, cabelo de sal, fim de dia. Enquanto eu me afastava, ele compartilhava mais elogios com o outro colega, garçon.

Hoje tomava café antes de embarcar num voo. A moça ia pra Recife, eu pra São Paulo. Me parou e disse que adorou o meu estilo e queria saber onde eu havia comprado o relógio. Eu expliquei que era gerente da C&A e que havia comprado lá. Ela enfatizou um "você é linda!" E eu havia acabado de acordar, tava sem maquiagem e me senti realmente bem em receber o elogio. Ela falou também que a mochila era linda (C&A também), enfim. Por um segundo achei tudo aquilo estranho demais mas era apenas alguém tecendo elogios gratuitos mesmo.

Fiquei a pensar nos que elogiam e tem isso como hábito. Eu não tenho. Mas gostaria de desenvolvê-lo. E adquiriria os super poderes de mudar o humor de pessoas ao meu redor. É um gesto simples, que agrega pessoas, soluciona, contagia boas energias.

Quem elogia observa, critica, interfere, participa, enfatiza, se sensibiliza, se deixa envolver, se expõe, se expressa e ratifica o bem e o bom. Quão melhor o mundo seria se soubéssemos elogiar genuinamente?

Comentários

Postagens mais visitadas