Paternalismo

Fui almoçar num restaurante self service as 14:30Sempre almoço tarde e a mesa de saladas tava bem pobre ja. Eu já esperava por isso. Comentei alto "a salada tá tão pobrinha" e o rapaz do sushi ouviu. E respondeu dizendo: "é porque o saladeiro não ajuda. Era pra tá boa, mas além de ele não trabalhar, é o protegido da mulher ". Olhei pra ele e respondi: "E tem algum sushi com menos queijo?".

Por experiência, não  dou cabimento a quem reclama no fórum errado. Me percebi ali: de fato sempre que sou abordada de forma descabida, ocupo a pessoa em seu próprio ofício e depois discuto a relação. Já disse algumas vezes "com todo respeito a sua reclamação, mas me ajuda aqui que depois quero entender  mais sobre isso".
São umas manhas que você vai desenvolvendo gerindo pessoas.

Ele não faz parte da minha equipe. Não teria a oportunidade de conversarmos depois. Quase sempre, quando vou conversar, eles já vem se desculpando de que entenderam que aquela não  era a hora. Ou que eu não era o fórum correto. E eu mesma já nao preciso falar quase nada. Só ouvir.

Mas bem. De tudo o que ele falou, ficou a ideia de que alguém "era protegido da mulher". A mulher provavelmente era a gestora daquelas pessoas. E certamente protegia mesmo. Ou deixava perceber sua maior afinidade com o funcionário, o que é um erro tão grave quanto proteger.

Percebo ser uma das falhas de gestão de pessoas mais comuns e mais principiantes: o paternalismo ou as preferências reveladas.

Sempre haverá pessoas com quem temos maior afinidade. Isso é completamente natural. Sempre tem aquelas que são mais desafiadoras de até dialogar. Certamente as de maior afinidade te agregarão pouco profissionalmente e o inverso também é verdadeiro. São aqueles colegas que te exigem concentração e cuidado que vão te levar à senioridade na habilidade com as pessoas.

A discrição, o exercício de não ser discriminatório, de ser justo com todos, de olhar com critério igual independente do perfil é inclusive um exercício para fora do ambiente de trabalho. Você aprende a separar a sua interpretação sobre o temperamento das pessoas do que essas pessoas merecem e o que você deseja para elas.

Comentários

Postagens mais visitadas