Sobre coach

Tenho ouvido pessoas super inteligentes falarem mal de coaching sem entenderem bem do que se trata. "Coisa mais chata esse negócio de coach". Eu diria que é como falar mal da Medicina por conta dos mal médicos.

Sem problemas saber pouco sobre o assunto, mas se informe! Não deixa o preconceito te tomar. E procure informação nos melhores lugares! Melhor não conversar com qualquer um também não.

Coaching não é um tanto de frase motivacional, não é o chato do palestrante que começa a palestra dizendo "vamos levantar da cadeira", não é o cara que dá bronca com suas dificuldades, não são as perguntas bobas de efeito retórico que te dão náusea ou mesmo o cara de terno com pinta de sabe-tudo, conselheiro, guru, bruxo, guia ou mágico. Mas tem se mostrado isso, concordo.

Uma formação em Coach custa de 4 a 6 mil reais. São de 2 a 8 dias de aulas e práticas. Apenas. Varia de empresa pra empresa que ministra os cursos. As empresas costumam levar nome de Sociedade, Instituto, Federação, mas são apenas empresas que dão aula de como ser coach. Já ouvi falar de umas formações por 2 mil (😳).

Imagine que são turmas enormes de pessoas com todo tipo de preparação acadêmica (e sem nenhuma até) e experiência, "se formando" para exercer uma atividade que mexe com a emoção e a vida das pessoas. O que posso dizer em conclusão é que sim, se você tá pensando que não há garantia nenhuma e que a maioria dos "coaches" formados são pessoas despreparadas intelectual, psicológica, emocionalmente para exercer a função, é isso mesmo que eu acho também. É só observar a quantidade que se forma todo ano sem qualquer critério seletivo e observar os conteúdos imperativas e superficiais que são publicizadas em mídias sociais pelos coaches formados por aí.

Muita gente procura a formação porque de fato é mais "fácil" achar um curso sobre como ser uma pessoa melhor do que tentar isso sozinho ou ir pras terapias, psiquiatra ou mesmo contratar um coach pra ajudá-lo num processo de coaching. Outros procuram porque querem ganhar dinheiro "fácil" - temo muito por esses; outra parte faz a formação e depois nem ousa exercer porque, responsavelmente, não se sente preparada para. Afinal, requer muitas competências comportamentais e técnicas, por exemplo, experiência com gestão de pessoas, equipes, desenvolvimento e um nível de dedicação grande. Mas em resumo: tem gente de todo tipo e com todo objetivo se formando coach.

A melhor forma de identificar um bom coach? Procure os que já tem experiência e conseguem te apresentar cases de sucesso e coachees que podem falar deles. Ou procure profissionais que você conhece e que sabe que tem habilidade com desenvolvimento de pessoas (avaliação de desempenho, feedbacks, entrevistas, PDI).

Nem todo líder será um bom "treinador". Nem todo executivo também será e nem todo empreendedor nem professor. Liderar, executar, ensinar, treinar e empreender são competências distintas que podem convergir sim em um profissional mas não na maioria.

É necessário que, se você vai escolher um coach, haja também empatia e simpatia pelo profissional. Tem que rolar a velha química, afinal, você vai ficar uns 2 ou 3 meses com aquela pessoa na sua vida, te acompanhando num processo de descoberta pessoal que pode ser bem íntimo. 

Alguns casos em que acho que pode ser bacana contratar um coaching: vestibulares e concursos, definição de carreira, processos seletivos (trainees, intercâmbios), desafios de carreira (mudança de cargo, de função, promoção), recolocação profissional, crescimento empresarial (investimentos, novos produtos, novos mercados, expansão), algumas situações pessoais como emagrecimento, preparação física, mudanças de rotina, organização financeira etc. Mas é sempre necessário haver algum objetivo ou necessidade de mudança. E a responsabilidade do processo é sua.

O processo te leva a ação, a tomadas de decisões e te ajuda a entender por onde começar e te encoraja a isso.

O bom coach é o bom treinador. Ele te direciona a achar sozinho o caminho mais rápido para chegar onde você quer. Ele tá junto no seu desafio, te faz lembrar seus objetivos, te acompanha nessa busca. E pode ser que ele não seja o melhor nas outras competências (empreendedorismo, gestão, ensinar, liderar). Se for, ótimo. Mas se já for bom treinador, é isso que é necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas