Veja o país como tá.

Já li e vi e vivi um tanto de coisa sobre liderança. Uma necessidade de me reconhecer, de não errar, de me posicionar. Isso tem feito parte da minha vida faz anos porque minha liderança é vocacionada. Não fiz curso. Ela existe.

Essa "mochila" me faz ter muitas opiniões sobre o assunto, curiosidade e me desperta a vontade de escrever, de falar.


Às vezes se menopreza o poder dessa competência, mas é ela que embasa as equipes, as empresas, as instituições. Só em ser um grande líder, já se é essencial e insubstituível.  As vezes alguém tem um pacote com 10 outras competências, mas pra lidar com gente, bastaria ela. E se faltar, as honrosas outras 10 são só outras 10 competências pra um pacote profissional sem sal.


Às vezes o líder não é o melhor em algum ponto, mas ele certamente saberá tirar das pessoas o melhor. E esse ponto será só um ponto. Ou mais de um. Não importa. Ele saberá achar quem tenha pra complementa-lo. Saberá cultivar confiança, segurança. Permitirá que você seja você mesmo e poderá ser com você do jeito dele. 

Liderança é imagem, é segurança, é boa comunicação, é empatia, é acessar as pessoas. É só isso. Ou é tudo isso.


Existem líderes de vários estilos, mas todos tem em comum acessar as pessoas de alguma forma. 

Entendo que tudo começa a desandar sem liderança. Falta empatia, falta calor, falta gosto, falta tesão. Veja o país como tá.


É na liderança - na sobra ou na falta - que está a maioria das respostas sobre sucessos e insucessos de equipes.


Comentários

Postagens mais visitadas