Como crescer profissionalmente?

A maioria das pessoas que trabalha pra alguém ou alguma empresa vive a esperar uma oportunidade de crescer, de aparecer, de ser promovido, de ter aumento salarial.

Aprendi desde cedo que precisamos entender o que nosso gestor precisa antes mesmo dele nos dizer ou pedir. Na escola, é como adivinhar o quê o professor mais quer que a gente aprenda e se dedicar a estudar aquilo para a prova. 

Quando se fala "a oportunidade se cria" se quer dizer que qualquer um pode se dedicar a descobrir o que é mais necessário no ambiente de trabalho e se empenhar em colaborar ou ajudar justamente no que é crucial para o negócio. Facilmente você verá as oportunidades "aparecerem" depois que se empenhar nisso.

Como em etapas de um jogo de vídeo game, logo que você transpõe a primeira fase - a barreira do que se espera prioritariamente de você - fica mais fácil ir pra próxima fase - que certamente será diferente da primeira, será mais engrandecedora e diferente da fase em que a maioria está, já que poucos sabem perceber o que seus gestores esperam.

"Ah, eu num tenho que adivinhar o que ele quer não, ele que venha me dizer". Essa é a forma mais imatura de encarar seu crescimento profissional. Provavelmente você está sendo irresponsável com seu futuro e também com o seu presente se tiver pensando dessa forma. A relação de um profissional com seu gestor é tal qual qualquer relação de dois: amigos, irmãos, pai e filho, cônjuges. Mais proveitosa será se ambas as partes se dedicarem uma a outra, se respeitando, se percebendo, se ajudando e tentando se agradar.

A imaturidade de achar que o mundo gira em torno de você é o que atrasa todas suas relações e possibilidades de sucesso. Não! O mundo não gira em torno de você, a empresa que você trabalha também não e seu gestor menos ainda. Tente pensar de outra forma.

O mercado de trabalho tem poucas pessoas que querem vencer na vida e que procuram fazer por onde conseguir isso. A maioria está a esperar: orientações, treinamentos, conselhos, ensinamentos, "oportunidades". A maioria está a esperar sem saber que quem vence é quem avança primeiro mesmo sem essas orientações, treinamentos, oportunidades etc . Vencer na vida para essas pessoas não se tornará uma espera, e sim uma colheita: claramente e naturalmente o crescimento será alcançado porque elas trabalharam pra isso.

Em ambientes de tarefas operacionais, caso você trabalhe em um, tente entender o que, na sua operação, se prioriza como resultado: velocidade, qualidade, priorização de determinadas tarefas, etc. Em vendas a clientes, estude sua meta, o tempo que tem pra atingi-la, observe quem vende bem, imite, modele, escute o cliente, entre no ritmo do cliente, perceba o que ele procura sem ansiedade e sua venda acontecerá.

Chegará o tempo que você se sobressairá. Seu chefe vai te perceber. Vai te dedicar mais atenção e tempo e isso te trará consequências.

As consequências do sucesso. Ao seu redor, provavelmente você ganhará de alguns colegas apelidos de babão, será observado por seus pares, vão te invejar, podem vir a falar mal de você, tentar relevar o trabalho que você faz, duvidar de sua capacidade e até da sua idoneidade. Essa hora é fundamental pra você decidir até onde quer ir profissionalmente.

Você quer ser o melhor no que faz?
Ou quer ajudar a construir a equipe que melhor faz?
Ou não sabe o que quer e não quer pensar sobre isso?

São três papeis bem diferentes. Os dois primeiros, bem importantes para a empresa.

Toda empresa precisa de ter um cara muito bom no que faz. Esse profissional elevará a régua, gerará referência aos demais, será figura importante na equipe, tende a ensinar os demais e se destacar em prêmios, comissões, reconhecimentos internos.

Toda empresa precisa também de profissionais que puxem a equipe consigo, que influenciem, criem um clima legal de trabalho, que provocam os colegas a fazer melhor, topam as mudanças e desafios, enfim. Esses tendem a ser os futuros líderes das equipes.  

Se você quer ser o melhor da sua equipe, siga persistindo nas melhores práticas e com foco em entregar sempre o melhor resultado. Foco é a palavra de ordem.

Se quer assumir papel de liderança, precisa se aproximar cada vez mais das pessoas, inclusive daqueles que tentam te puxar pra baixo. Aproxime-se, conheça-as, entenda a forma de pensar de seus colegas, pergunte porquê, proponha ideias, venda uma forma nova de pensar e já estará fazendo liderança por tentar exercer influência sobre eles. Venda suas ideias.

A comunicação que influencia é a maior competência de um líder. O líder é um grande vendedor de ideias. Convença o seu colega a fazer corretamente, a fazer mais rápido, a fazer junto, a se dedicar, a tratar com seriedade o trabalho, a pensar positivo, a ter ideias, a propô-las e estará liderando, mesmo sem o cargo. Principalmente: estará ajudando seu gestor. Provavelmente em pouco tempo ele dividirá com você pequenas tarefas e você aprenderá coisas novas e evoluirá profissionalmente.

Sob esse ângulo, tudo parte de sua decisão pessoal. Você decide liderar ou ser destaque no que faz, ou você decide não pensar em nada disso e não decidir sobre nada e ser mais um, imperceptível dentro do grupo de trabalhadores. Você decide o que quiser.


Em que seu gestor mais precisa de você? Como você consegue ajuda-lo no que ele mais precisa? Todo o resto parte dessas respostas. Todas as conquistas partirão de um primeiro passo a partir delas.

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