Como crescer profissionalmente?
A maioria das
pessoas que trabalha pra alguém ou alguma empresa vive a esperar uma
oportunidade de crescer, de aparecer, de ser promovido, de ter aumento salarial.
Aprendi desde cedo que precisamos entender o que nosso gestor
precisa antes mesmo dele nos dizer ou pedir. Na escola, é como adivinhar o quê
o professor mais quer que a gente aprenda e se dedicar a estudar aquilo para a
prova.
Quando se fala "a oportunidade se cria" se quer dizer
que qualquer um pode se dedicar a descobrir o que é mais necessário no ambiente
de trabalho e se empenhar em colaborar ou ajudar justamente no que é crucial para
o negócio. Facilmente você verá as oportunidades "aparecerem" depois que
se empenhar nisso.
Como em etapas de um jogo de vídeo game, logo que você transpõe
a primeira fase - a barreira do que se espera prioritariamente de você - fica
mais fácil ir pra próxima fase - que certamente será diferente da primeira,
será mais engrandecedora e diferente da fase em que a maioria está, já que
poucos sabem perceber o que seus gestores esperam.
"Ah, eu num tenho que
adivinhar o que ele quer não, ele que venha me dizer". Essa é a forma mais
imatura de encarar seu crescimento profissional. Provavelmente você está sendo irresponsável
com seu futuro e também com o seu presente se tiver pensando dessa forma. A
relação de um profissional com seu gestor é tal qual qualquer relação de dois:
amigos, irmãos, pai e filho, cônjuges. Mais proveitosa será se ambas as partes
se dedicarem uma a outra, se respeitando, se percebendo, se ajudando e tentando
se agradar.
A imaturidade de achar que
o mundo gira em torno de você é o que atrasa todas suas relações e
possibilidades de sucesso. Não! O mundo não gira em torno de você, a empresa
que você trabalha também não e seu gestor menos ainda. Tente pensar de
outra forma.
O mercado de trabalho tem
poucas pessoas que querem vencer na vida e que procuram fazer por onde
conseguir isso. A maioria está a esperar: orientações, treinamentos, conselhos,
ensinamentos, "oportunidades". A maioria está a esperar sem saber que
quem vence é quem avança primeiro mesmo sem essas orientações, treinamentos,
oportunidades etc . Vencer na vida para essas pessoas não se tornará uma
espera, e sim uma colheita: claramente e naturalmente o crescimento será alcançado
porque elas trabalharam pra isso.
Em ambientes de tarefas operacionais, caso você trabalhe
em um, tente entender o que, na sua operação, se prioriza como resultado:
velocidade, qualidade, priorização de determinadas tarefas, etc. Em vendas a clientes, estude sua meta, o
tempo que tem pra atingi-la, observe quem vende bem, imite, modele, escute o
cliente, entre no ritmo do cliente, perceba o que ele procura sem ansiedade e sua
venda acontecerá.
Chegará o tempo que você se
sobressairá. Seu chefe vai te perceber. Vai te dedicar mais atenção e tempo e
isso te trará consequências.
As consequências do
sucesso. Ao seu redor, provavelmente você ganhará de alguns colegas apelidos
de babão, será observado por seus pares, vão te invejar, podem vir a falar mal
de você, tentar relevar o trabalho que você faz, duvidar de sua capacidade e
até da sua idoneidade. Essa hora é fundamental pra você decidir até onde quer
ir profissionalmente.
Você quer ser o melhor no que faz?
Ou quer ajudar a construir a equipe que melhor faz?
Ou não sabe o que quer e não quer pensar sobre isso?
São três papeis bem
diferentes. Os dois primeiros, bem importantes para a empresa.
Toda empresa precisa de ter
um cara muito bom no que faz. Esse profissional elevará a régua, gerará
referência aos demais, será figura importante na equipe, tende a ensinar os
demais e se destacar em prêmios, comissões, reconhecimentos internos.
Toda empresa precisa também
de profissionais que puxem a equipe consigo, que influenciem, criem um clima
legal de trabalho, que provocam os colegas a fazer melhor, topam as mudanças e
desafios, enfim. Esses tendem a ser os futuros líderes das equipes.
Se você quer ser o melhor
da sua equipe, siga persistindo nas melhores práticas e com foco em entregar
sempre o melhor resultado. Foco é a palavra de ordem.
Se quer assumir
papel de liderança, precisa se aproximar cada vez mais das pessoas, inclusive daqueles
que tentam te puxar pra baixo. Aproxime-se, conheça-as, entenda a forma de
pensar de seus colegas, pergunte porquê, proponha ideias, venda uma forma nova
de pensar e já estará fazendo liderança por tentar exercer influência sobre eles.
Venda suas ideias.
A comunicação que influencia é a maior competência de um líder. O
líder é um grande vendedor de ideias. Convença o seu colega a fazer
corretamente, a fazer mais rápido, a fazer junto, a se dedicar, a tratar com
seriedade o trabalho, a pensar positivo, a ter ideias, a propô-las e estará liderando,
mesmo sem o cargo. Principalmente: estará ajudando seu gestor. Provavelmente em
pouco tempo ele dividirá com você pequenas tarefas e você aprenderá coisas
novas e evoluirá profissionalmente.
Sob esse ângulo, tudo parte de sua decisão pessoal. Você decide liderar
ou ser destaque no que faz, ou você decide não pensar em nada disso e não
decidir sobre nada e ser mais um, imperceptível dentro do grupo de trabalhadores.
Você decide o que quiser.
Em que seu gestor mais precisa de você? Como você consegue ajuda-lo
no que ele mais precisa? Todo o resto parte dessas respostas. Todas as
conquistas partirão de um primeiro passo a partir delas.
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