Achei incrível esse cartaz num café que visitei outro dia. Simples, prático e resolutivo.

Ele convida o cliente a fazer parte da operação de limpeza do banheiro do café e deixa muito claro como funciona o processo interno e qual a expectativa de quem administra sobre como deve estar o banheiro: sempre limpo.

Não só considera o feedback do cliente dentro processo como também garante que os funcionários sejam sinalizados pelos próprios clientes sempre que falharem.

Isso chama "deixar a equipe perceber o grau do risco do que faz" ou do que não faz (li isso em algum lugar). Isso ajuda a internalizar nos funcionários a responsabilidade sob seu trabalho e o quanto a disciplina deles gera impacto no negócio e na relação com o cliente.

Me reforça a ideia antiga de que uma forma de aprender rápido sobre qualquer mercado e negocio e se desenvolver neles é buscar ouvir, pessoalmente, cara a cara, dos clientes os problemas que o negócio lhe trouxe e partir pra resolver. Sem dúvida, isso ensina mais que muito treinamento.

#gestao #cafesfortaleza #equipes #negocios #lepainlecafe #boasideias #boaspraticas #gestaocriativa #pequenasideiasgrandes

Comentários

Postagens mais visitadas