Gerir equipes é gerir um a um, pessoa por pessoa

A melhor forma de fazer gestão de equipes é fazendo gestão de pessoas, individual, uma a uma. Chega de frases de efeito, discursos clichês, comunicação pra plateia. Líder que  trabalha assim, não sabe o que tá fazendo. "Palestrante" não é líder.


O que gera efetividade em gestão de equipes é acessar cada um. Um a um. Saber o tempo de cada e na interpretação do momento de cada um, construir a narrativa que pode ser abordada com todos como equipe. Essa escuta e depois a interpretação requer inteligência, sensibilidade, bom senso.


Não adianta apenas saber conduzir bem reuniões, apresentações e treinamentos para uma equipe. É importante já considerar que cada um entenderá o que você fala de uma forma individual . Cada um reagirá de um jeito e repercutirá o que você diz de forma diferente.


Os mais críticos e pessimistas vão duvidar de você. Os mais engajados, apoiar. Os mais tristes nem escutarão. Os que tiverem com um problema maior na vida pessoal, vão ouvir e não vão colocar aquilo como prioridade.


Normal. É assim com pessoas. É assim com equipes. Equipe não é "gente no atacado". Sempre vai ser "gente a granel" trabalhando unida num objetivo comum. Cabe ao líder se despir do papel de apresentador de auditório, motivador de massas e arregaçar as mangas e ir, um a um, olhando dentro do olho e ouvindo. Só depois, achar o que falar a cada um e a todos.



Comentários

Postagens mais visitadas