O vendedor de ideias
Um diálogo comum no dia a dia de quem lidera líderes:
- E aí, conseguiu falar com o fulano? Ele curtiu a ideia ?
- Falei sim, mas ele não se mostrou muito receptivo não.
- Você vendeu bem a ideia?
- Vendi sim! Falei x, y, z, k, v.
- E porque então ele nao comprou?
As respostas da "não compra" em geral falam sobre como "o cliente" é difícil, como ele se mostra resistente, etc.
Se falássemos sobre a venda de um produto ou serviço qualquer, poderíamos entender que essas são respostas comuns de um vendedor sem muita experiência, um iniciante, um repassador de scripts.
É muito comum um ex- excelente-vendedor passar a liderar vendedores e se atrapalhar em situações como essa em que tem que convencer a equipe a ir por um caminho e acha que pode usar qualquer "script" e qualquer "abordagem".
Liderar é se comunicar de forma eficiente com sua equipe, a ponto de fazê-los entender os desafios e como se deve alcança-los e isso não deixa de ser uma forma de venda, mas a venda de ideias.
É preciso, antes de tudo, conhecer o "seu cliente", elaborar e usar os melhores argumentos que engajem no propósito para "fechar a venda". Regrinha básica e elementar em gestão de vendas, que aqui, se aplica a Liderança e Gestão de Pessoas.
#pipelinedeliderança #gestorde outros #gestao #equipe #liderdelideres
Comentários
Postar um comentário