O vendedor de ideias


Um diálogo comum no dia a dia de quem lidera líderes:
  • E aí, conseguiu falar com o fulano? Ele curtiu a ideia ?
  • Falei sim, mas ele não se mostrou muito receptivo não. 
  • Você vendeu bem a ideia?
  • Vendi sim! Falei x, y, z, k, v.
  • E porque então ele nao comprou?
As respostas da "não compra" em geral falam sobre como "o cliente" é difícil, como ele se mostra resistente, etc.

Se falássemos sobre a venda de um produto ou serviço qualquer, poderíamos entender que essas são respostas comuns de um vendedor sem muita experiência, um iniciante, um repassador de scripts.

É muito comum um ex- excelente-vendedor passar a liderar vendedores e se atrapalhar em situações como essa em que tem que convencer a equipe a ir por um caminho e acha que pode usar qualquer "script" e qualquer "abordagem".

Liderar é se comunicar de forma eficiente com sua equipe, a ponto de fazê-los entender os desafios e como se deve alcança-los e isso não deixa de ser uma forma de venda, mas a venda de ideias.

É preciso, antes de tudo, conhecer o "seu cliente", elaborar e usar os melhores argumentos que engajem no propósito para "fechar a venda". Regrinha básica e elementar em gestão de vendas, que aqui, se aplica a Liderança e Gestão de Pessoas.

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