Tope!

O mundo precisa de pessoas que “topem hostel” como hospedagem. Deixo aqui meu manifesto!
Preço mais barato, hospedagem mais democrática e socializadora, possibilidade de conforto igual a hotel ou até melhor, um mundo novo a se descobrir ... É isso que tem de bom em um hostel.
Claro, como hotéis, existem hostels de todos os jeitos no mundo. Tal qual hotéis, devemos nos dedicar a pesquisar, ouvir dicas de amigos, falar com hóspedes, ler comentários no TripAdvisor. E haverá muitos enganos também. Como há em todos os ramos do mercado de turismo. O que precisamos é transpor os preconceitos.  Quem se hospeda em hostel não é libertino, libertário, pobre, sujo, alterna. Há vários motivos que fazem alguém “topar” ir num hostel e só indo lá pra entender.
Alguns deles além dos que já citei: algumas pessoas gostam ou precisam de cozinha e nem todo hotel disponibiliza. Algumas pessoas viajam sozinhas e encontrar outras pessoas na mesma condição de viagem facilita as divisões de taxi, transportes, transfers. Os hostels em geral não tem o apoio de grandes agencias de viagem e faz parcerias com empresas de turismo melhores, que podem oferecer serviços mais personalizados ou mesmo mais baratos e menos clichês. Pra o pessoal (casais, famílias, pessoas) que quer socializar, o hostel é ideal porque tem uma sala de estar onde você pode fazer isso com quem tiver lá. Os viajantes solitários podem pagar por leito e não por quarto, o que deixa o custo da viagem mais justo. Tem várias coisas acessórias que são legais em hostel. EU que me hospedo em quartos compartilhados, gosto de ver a criatividade na arquitetura dos beliches, dos temas dos quartos. E adoro ver o nível de educação das pessoas que dividem espaço. Passo a acreditar mais no futuro da humanidade quando vejo gente tão diferente se organizar pra respeitar o espaço dividido do outro.
Não aprendemos nada se não nos permitirmos experimentar. UM tanto de outros pontos positivos você vai enxergar quando for em um. Tope!

Comentários

Postagens mais visitadas