Posicione-se (friendly)

Desde que a Bela veio morar comigo, tenho acumulado o sentimento de como o mundo deveria ser mais "friendly" e menos proibitivo. Precisamos disso em todas as instâncias, não só sobre Pets.


O Iguatemi é o maior e mais completo shopping do Ceará. Tem história, cresceu com o Estado, tem se modernizado e essa decisão que tomou é no nível da sua grandeza. Uma posição como essa, certamente, tem feito outros pontos do comércio se perguntarem como poderão agregar mais e restringir menos, seja a qualquer minoria ou mesmo a animais.


Claro, foi uma decisão de mercado que envolveu investimento, marketing e várias mudanças operacionais. Eu que to todo dia no shopping vi de perto isso. Mexeu com toda "a máquina" do negócio. Por trás um comportamento de consumo: muita gente na cidade deixando de vir ao shopping e migrando pra passeio nas praças, na praia e nos parques. Porque de fato é mais barato, lúdico e também muito melhor ir onde seu pet entra a ir ao shopping, em que seu bichinho não entra.


Tem gente reclamando da decisão! E tem os que vão deixar de ir lá. Tem os que olharão apenas pelo prisma do "isso é pra trazer o povo pra consumir". 


Bem. O que mais me despertou atenção mesmo é um paralelo com nossas vidas. A gente não sabe o peso que tem uma palavra ou posicionamento nosso dentro do ambiente que estamos. Todos, todos mesmo!, temos muita força e nos posicionarmos determina o que tá ao nosso redor. Uma palavra de quem nunca opina é muito forte, por exemplo. A palavra de alguém que entende da coisa também determina. E a de quem não entende nada também é importante. E a de quem sempre opina também.


Por mais irrelevante que a gente se ache, posso garantir que cada um tem um peso muito forte para alguém ou para um grupo, ou pra sua família ou pra algum contexto específico. Às vezes, o que falta para as coisas mais complexas se resolverem é o simples: que alguém (você) se posicione claramente.


O Iguatemi se posicionou e não tenho dúvidas de que vários empreendedores já estão revendo suas decisões em relação aos animaizinhos e com certeza o mercado pet ganhará nova dinâmica com isso.


Pra terminar, um imperativo - me sinto mal em escreve-los mas to aqui me coçando: posicione-se! Saia de cima do muro. Seja quente, não seja frio nem morno. Comece por onde fará diferença na sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas