lixo

10o dia de isolamento

Tem feito cada vez mais sentido ter começado a compostar. Estar em casa me obriga a cozinhar, a comer apenas em casa e, portanto frutas, que é o que mais gosto de comer. Dai vem mais cascas e sementes e etc etc.

Gerar mais lixo orgânico me fez observar melhor o lixo não orgânico que gero, apesar dele ser pouco.  E me faz pensar em tudo que vem após descartarmos algo.

Tenho pensado o quanto que a velocidade da loucura que a gente vive nos fez gerar tanto lixo sem olhar pra ele. Se eu ja vinha nesse processo de observação por conta da composteira, a quarentena aumentou essa observação e me dá a clareza de como estamos pouco a pouco REALMENTE destruindo nosso planeta de forma focada, direcionada e objetiva. Inclusive quando estamos em isolamento dentro de casa.

Meu prédio sequer separa o lixo molhado do lixo seco. Sequer tem duas lixeira, o que ajudaria os catadores que passam todos os dias pela rua. O espaço comum do meu condomínio tem um espaço com grama artificial - sério! Não entendo! A maior parte do espaço é acimentada, sem verde, sem plantas, sem jardim.

Haveria espaço pra uma horta, mas há cimento.
Haveria como separar os lixos, mas não temos sequer duas lixeiras.
Haveria como entregar o lixo ao catador, mas não fazemos.
Haveria como ter um jardim, mas temos cimento.
Haveria como tomarmos decisões melhores. Mas não tomamos.
Aqui no meu condomínio e em todo o resto.

Comentários

Postagens mais visitadas