15o dia de quarentena

Começo a ouvir os relatos das dificuldades dos amigos. O coração começa a apertar. Um casal de amigos infectado, amigos com dificuldades emocionais em casa, pessoas com dificuldades com seus idosos... frases como "nunca pensei que teria tanta dificuldade com minha mãe", "minha mãe voltou a deprimir"... enfim.

O que me vem a mente é o quanto as pessoas adiam investir em si mesmas, em sua saúde emocional. O quanto a gente de fato se distanciou dos nossos a ponto de não saber lidar com eles. E nos distanciamos de nós mesmos a ponto de não saber lidar com temas da vida. O quanto estamos sendo convocados a nos relacionar verdadeiramente a despeito apenas das convenções sociais e o quanto precisamos agora saber sobre nós mesmos.

Tudo é bastante clichê e essa discussão toda tem sido puxada por vários influenciadores, psicólogos, líderes religiosos e afins. Mas se torna mais urgente escrever quando surgem casos tão próximos. Também me parece mais fácil pra mim que não to dentro de um problema assim, o que me dá um distanciando seguro pra analisar.

Mas bem, pra mim, a grande questão é porque as pessoas resistem tanto em cuidar de sua saúde mental? De seu bem estar? Porque? Com toda certeza o conselho que mais dou a amigos é "procure uma terapia". De tanto, tenho uma lista de terapeutas com telefones já de pronto no bloco de notas. Tenho telefones de psicólogos em outras cidades além da que moro inclusive.

Não sei como conseguimos nos sustentar por tanto tempo sem olharmos pra dentro de nós mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas